Volta ao mundo em solitário de Chay Blyth completa 40 anos

O veleiro British Steel de Sir Chay Blyth

Hoje é o aniversário de 40 anos do retorno de Sir Chay Blyth a Southampton após passar 292 dias no mar em sua volta ao mundo em solitário sem escalas, contra as correntes e os ventos. A bordo do 59 pés, British Steel, Sir Blyth conduziu ele próprio, por mais de 20 mil milhas, o seu veleiro após a quebra do piloto automático na passagem pelo Cabo Horn. Chay Blyth foi recebido como herói, pelo então primeiro ministro britânico Edward Heath, pela princesa Anne e pelo príncipe Philip, em seu retorno à Southampton.

Chay, que foi condecorado em 1997 por serviços prestados ao esporte, mais tarde, organizou uma série de voltas ao mundo, começando com o British Steel Challenge em 1992, para dar a amadores uma oportunidade de realizar a volta ao mundo em uma série de barcos idênticos de aço. Mais de mil velejadores participaram do desafio.

Encontro com os russos:
Em uma noite ele encontrou um trawler russo que estava em sua rota de colisão. A única maneira de chamar atenção da tripulação do barco foi usar um sinalizador. O sinalizador não só acordou o capitão como trouxe toda a tripulação do barco ao convés. Uma vez que o contato por rádio foi estabelecido o capitão russo perguntou a Chay Blyth: “De onde você partiu?” e Blyth respondeu, “de Southampton”. “E para onde você vai?”, “para Southampton”. “E qual foi sua última escala?”, e Blyth novamente respondeu “em Southampton”. Por fim o capitão russo perguntou quantos tripulantes haviam no barco além de Blyth, como ele estava sozinho respondeu, “nenhum”.

Fonte:
Da Redação
Revista Náutica – www.nautica.com.br




Comments are Closed