diretoria

ACATMAR em Itajaí

Aproveitando a passagem da regata Volvo Ocean Race por Santa Catarina, a Acatmar (Associação Náutica Catarinense para o Brasil) realizou nesta terça, 14, a reunião mensal com os associados, no Centro de Eventos de Itajaí. Participaram cerca de 60 pessoas, entre associados e autoridades.

Um dos destaques da reunião foi a entrega de um documento da prefeitura de Florianópolis para proprietários de marinas e trapiches que aderiram ao projeto Marina Legal. Com esse documento, a prefeitura declara que os estabelecimentos estão de acordo com as normas da municipalidade.

Ainda durante a reunião, foi lançado o projeto Marina Legal II e Estaleiro Legal – uma forma de dar uma nova oportunidade a proprietários de estruturas náuticas a buscarem toda a legalização necessária. “Agora já temos o caminho pronto e sabemos os procedimentos necessários para dar mais agilidade aos trâmites”, afirma o engenheiro Alex Juk.

A diretoria da entidade também apresentou as ações recentes, realizadas entre março e abril, como o apoio à feira Fimar – Feira Internacional de Tecnologia, Inovação e Design do Mar Itália-Brasil, bem como o apoio à Regata de Canoas à Vela de São José e à 2ª Volta a Ilha do Francês. Outra atividade mencionada foi a participação no Cruise Shipping, em Miami (EUA). A convite do Sebrae, representantes da Acatmar realizaram importantes reuniões com empresários do segmento de cruzeiros e estreitaram relações com a Apex Brasil.

Associados

O número de Associados da entidade chegou a 297. Os mais recentes são Manacá do Brasil (São Francisco do Sul), James Motta Corretora de Seguros (Florianópolis), Resgate Náutico (Florianópolis) e Jet Traction (Florianópolis). No espaço do associado, a Racon Consórcios mostrou os produtos voltados à náutica que oferece.

Polo Náutico

O Sebrae SC, parceiro da Acatmar desde 2011, apresentou as novidades para 2015, com um projeto de desenvolvimento do turismo náutico, complementando o já existente que contempla a industria do setor. Neste ano, o projeto terá também ações voltadas às marinas e às escunas, além do mergulho que já vem sendo trabalhado há um ano.

Seminário
A reunião também teve espaço para falar sobre o 1º Seminário Nacional de Licenciadores de Estruturas de Apoio Náutico, que será realizado de 8 a 11 de junho, em Florianópolis. O propósito do encontro é reunir técnicos e autoridades de órgão ambientais de todo o Brasil para discutir as diferentes visões da legislação ambiental existente nos municípios, estados e país. “Esse é o primeiro passo para discutirmos e tentarmos simplificar a legislação, de forma que as estruturas náuticas tenham um regramento simplificado”, afirma o presidente da Acatmar, Leandro ‘Mané’ Ferrari.

Fonte: Acatmar.